sábado, 12 de fevereiro de 2011

Massa muscular?

Ganhar massa muscular não é apenas aumentar o volume dos músculos:

Apesar das vantagens no ganho de massa muscular e perda de peso, a musculação ainda sofre preconceito, especialmente do público feminino. Academias relutam em utilizar o termo, por medo da reação das alunas, que estão acostumadas a associar a modalidade a músculos inchados e grandes e com o ambiente das academias convencionais.

Você já deve ter ouvido falar que musculação é para quem quer ficar ‘bombado’. Muitas propagandas falam de condicionamento físico, exercícios, atividade física e tonificação dos músculos, mesmo quando o trabalho é de musculação.

Além disso, o treinamento de peso e aparelhos, que é a musculação propriamente dita, não é a única forma de ganhar massa muscular, existem diversos tipos de aulas voltadas para esse fim, como ginástica localizada ou pilates, por exemplo.

A Contours, especializada no público feminino, combina treino de força com aeróbio, pois trabalha com circuito sem intervalo entre os exercícios. A professora da academia, Juliana Lopes, explica que a academia utiliza “um circuito intercalado, pelo fato de se trabalhar em picos de frequência cardíaca de acordo com cada faixa etária”. “Conseguimos trabalhar a musculatura e, nos intervalos ativos, o sistema aeróbio ao mesmo tempo”.

A academia trabalha com equipamentos de tração desenvolvidos pela própria rede pensando no público feminino. A palavra musculação é evitada a todo custo. A tração é, segundo a professora, a forma mais indicada para o ganho de massa muscular.

Os intervalos ativos do circuito fazem com que o treino tenha características aeróbias, mesmo proporcionando picos de esforço nos aparelhos. Para agradar o público que não está acostumado ou não gosta da rotina da academia, os exercícios e as atividades dos intervalos mudam constantemente.

O professor Tiago Poggio , da Bio Ritmo, explica que as mulheres, por possuírem menos testosterona, tendem a não ter um ganho de massa muscular tão grande quanto o dos homens. Mas se, assim mesmo, a aluna não quiser ficar muito musculosa (só durinha), ele recomenda um treino combinado com força e resistência com progressão dupla: trabalhando ora intensidades altas e volume baixo, ora intensidades baixas e volume alto.

E é bom lembrar que, ao trocar gordura por músculo, pode-se perder volume, mesmo sem alteração no peso, já que o músculo é mais rígido, deixando o corpo mais durinho.

Se você quer ganhar força e massa magra, sem ter os músculos volumosos, precisa deixar isso claro para o profissional de educação física da academia, é ele quem vai te encaminhar para o tipo de atividade mais adequado para os seus objetivos.

“A musculação pode ser tida como uma das melhores opções em todos os aspectos, desde prevenção de patologias, ganho de massa muscular, tratamento de enfermidades, e, claro, redução da gordura corporal”, explica Paulo Gentil, presidente do Gease (Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios) e autor do livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”.

Para Poggio, a musculação também propicia “melhora da coordenação motora, aumento da força e resistência, proteção articular (melhor distribuição das cargas por parte da musculatura), melhora da circulação e da consciência corporal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário